O Diário da Nossa Paixão - Nicholas Sparks (Última Carta Para Allie)


"Minha querida Allie,
O alpendre está silencioso, apenas se ouvem os sons que flutuam vindos das sombras, e por uma vez estou perdido e sem palavras. É uma estranha experiência para mim, porque quando penso em ti e na vida que partilhámos, há muito para lembrar. Uma vida de recordações. Mas pôr isso em palavras? Não sei se sou capaz. Não sou poeta, e, no entanto é preciso um poema para exprimir completamente o modo como me sinto em relação a ti.
Por isso a minha mente deambula, e lembro-me de pensar na nossa vida juntos quando fiz o café esta manhã. Kate estava aqui, a Jane também, ambas ficaram caladas quando entrei na cozinha. Vi que tinham estado a chorar e, sem uma palavra, sentei-me ao lado delas na mesa e peguei-lhes nas mãos. E queres saber o que vi quando olhei para elas? Vi-te a ti, há muito tempo atrás, no dia em que nos despedimos. São parecidas contigo e como tu eras então, belas e sensíveis e feridas com a dor que assoma quando algo de especial é roubado. E por um motivo que não tenho a certeza se compreendo, fiquei inspirado para lhes contar uma história.
Chamei Jeff e David para virem para a cozinha, porque eles também estavam aqui, e quando as crianças estavam preparadas, contei-lhes sobre nós e como tu regressaste para mim há tanto tempo. Contei-lhes sobre o nosso passeio e o jantar de caranguejos na cozinha, e eles ficaram a ouvir com sorrisos quando souberam do passeio de canoa, e de estarmos sentados diante da lareira com a tempestade a rugir lá fora. Contei-lhes como a tua mãe nos veio avisar sobre Lon no dia seguinte - eles pareceram tão surpreendidos como nós ficámos na altura - e, sim, até lhes disse o que aconteceu mais tarde nesse dia, depois de teres regressado à cidade.
Esta parte da história nunca me abandonou, mesmo após todo este tempo. Mesmo não tendo eu estado lá, tu  só ma descreveste uma vez,e lembro-me de ter ficado maravilhado com a força que mostraste nesse dia. Ainda não consigo imaginar o que te passava pela cabeça quando entraste na recepção do hotel e viste Lon, ou como te deves ter sentido a falar com ele. Disseste-me que os dois abandonaram o hotel e se foram sentar num banco perto da velha igreja metodista, e que ele te pegou na mão, enquanto explicavas tudo o que tinhas a dizer.
Sei que gostavas dele. E a reacção dele prova-me que também gostava de ti. Não, ele não conseguia aceitar ter que te perder, mas como poderia? Mesmo quando lhe explicaste que sempre me tinhas amado, e que não seria justo para ele, não te largou a mão. Sei que estava ferido e zangado, e tentou durante quase uma hora fazer-te mudar de ideias, mas quando te mostraste firme e disseste: «Não posso voltar contigo, lamento muito», compreendeu que a tua decisão tinha sido tomada. Disseste que ele apenas te acenou com a cabeça e que ficaram os dois ali durante muito tempo em silêncio. Sempre me perguntei o que ele estaria a pensar ali sentado contigo, mas tenho a certeza de que foi da mesma maneira que eu me tinha sentido apenas algumas horas antes. E quando finalmente te levou ao carro, disseste-me que ele te tinha dito como eu era um homem de sorte. Comportou-se como o faria um homem decente, e compreendi então por que te tinha sido tão difícil escolher.
Lembro-me de que quando acabei a história, a cozinha estava silenciosa, até que por fim Kate se levantou e me veio beijar. «Oh, paizinho!» exclamou com lágrimas nos olhos, e embora eu pensasse ter que responder a perguntas, não me fizeram nenhumas. Em vez disso, deram-me algo de muito mais especial.
Durante as quatro horas seguintes, cada um deles contou-me quanto nós, nós os dois, tínhamos significado para eles durante o seu crescimento. Um por um, contaram histórias acerca de coisas que há muito eu tinha esquecido. E para o fim, estava eu a chorar por que me apercebi de como nos tínhamos saído bem com eles. Estava tão orgulhoso deles, e orgulhoso de ti, e feliz quanto à vida que tínhamos vivido. E nada nunca poderá roubar isso. Nada. Só gostava que estivesses estado ali para saboreares aquele momento comigo.
Depois de eles terem partido, fiquei a balançar-me na cadeira, em silêncio, pensando no passado, na nossa vida juntos. Estás sempre aqui quando eu o faço, pelo menos no meu coração, e é-me impossível recordar-me de um tempo em que tu não fosses uma parte de mim. Não sei em que me teria tornado se naquele dia tu não tivesses regressado para mim, mas não tenho dúvidas de que teria vivido e morrido com pensares que felizmente nunca conhecerei.
Amo-te Allie. Sou quem sou por causa de ti. Tu és todas as razões, todas as esperanças e todos os sonhos que sempre tive, e o que quer que nos aconteça no futuro, cada dia em que estejamos juntos é o melhor dia da nossa vida. Serei sempre teu.
E, minha querida, serás sempre minha.
Noah"

3 comentários:

Vanessa ൪ disse...

Amei ler esse livro e ver o filme :)

. disse...

Melhor livro de todos os tempos :')

. disse...

Melhor livro que já li até hoje :')